Todos os dias envio dezenas de currículos, sempre me mantendo informada o máximo possível das vagas existentes em minha área de formação, no entanto tenho uma grande e constante decepção ao abrir minha caixa de emails, sempre sou noticiada de que não consegui a vaga por uma simples questão, me falta experiência profissional.
Não consigo entender, fala-se tanta em capacitar a mão de obra para se atuar mais eficazmente no mercado de trabalho, mas os jovens , principalmente, que tem se instruído a cada dia para serem profissionais competentes em sua área, é descartado logo de cara por não possuir um currículo com experiência profissional para atuar no segmento para o qual tem se preparado. Como alguém pode adquirir experiência profissional se não é lhe dado ao menos a oportunidade de tentar. Se o mercado de trabalho continuar exigindo de seus candidatos e/ou priorizando a experiência no cargo, será impossível para nós futuros profissionais conseguirmos um emprego, seremos sempre os profissionais graduados porém desempregados que perdem seu lugar para aqueles já calejados da profissão.
Pergunto, para que estamos estudando então? Qual o objetivo de investirmos tempo e dinheiro em nossos estudos se não podemos atuar em nossas áreas? Minha reclamação vem sobretudo com a área de Recursos Humanos que não concede oportunidade aos próprios estudantes de RH e estão sempre priorizando estudantes de outras áreas mesmo que não sejam sua área de formação.
Se há um curso acadêmico de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, que acredito piamente que seja para nos preparar para exercer essa função, porque priorizam quase que absolutamente as àreas de administração e psicologia. Não estou menosprezando aqui a profissão de ninguém, até porque acredito sinceramente na capacidade desses profissionais para atuarem na área de RH, porém, eles tem seu próprio ramo de atuação que já é um extenso campo, porque reduzir tanto as nossas oportunidades enquanto gestores de RH para atuar em nosso ramo? Acredito que possamos trabalhar todas as áreas conjuntamente, mas desacreditar nos profissionais de sua própria área é extremamente desmotivante.
Espero sinceramente que os futuros gestores de RH, inclusive eu, encontrem mais oportunidades de trabalho e estágio neste ano de 2010, também desejo profundamente que as empresas percebam que para contratarem profissionais com experiência, antes precisam conceder aos candidatos a oportunidade de adquiri-la.

0 comentários:

Postar um comentário